GUIA DE PINTURA
Paredes Exteriores
  • bg
A pintura ou revestimento de uma fachada constitui uma importante barreira protetora fundamental na conservação das paredes e estruturas da sua casa. Por isso a manutenção do seu bom estado de conservação é fundamental, não só por questões estéticas mas também funcionais. 
As paredes exteriores estão permanentemente sujeitas agentes de erosão e contaminação, que poderão afetar a qualidade do acabamento e a sua manutenção. 
Privilegie a qualidade e durabilidade, utilize uma tinta de boa qualidade e uma preparação cuidada da superfície de forma a obter os melhores resultados no imediato e a longo prazo. Evitará assim gastos desnecessários com a correção de defeitos e pinturas mais frequentes.
TINTAS LISAS 
Quando a parede apresenta uma superfície regular pode utilizar uma tinta lisa de alta qualidade. Pode optar por uma tinta de aspeto mineral e extra mate, podendo utilizar PLIOTIN ou pelo acabamento subtil de uma acrílica pura como EVERESTE . Se pretende máxima resistência aos efeitos do tempo utilize PLUVITIN. 

MEMBRANAS ELÁSTICAS 
Em paredes com tendência para movimentos ou dilatações, utilize uma membrana elástica. MATFLEX ou DISSOLFLEXpela sua elevada flexibilidade, acompanham os movimentos e dilatações da parede, cobrindo pequenas fissuras e evitando a penetração de humidade no substrato. 

TINTAS TEXTURADAS 
Quando uma parede apresenta irregularidades, a pintura com uma tinta texturada poderá disfarça-las, dispensando cuidados extra com a regularização da superfície. TEXTEX (areada normal) TEXTOFLEX (areada flexível), REBOCOTEX(areada fina) ou EVERESTE AF (areada extrafina) oferecem uma ampla possibilidade de acabamentos e utilizações de tinta de acabamento texturado.
A constante exposição aos UV poderá acelerar a alteração das cores. 

Apesar de toda a evolução técnica e da utilização das melhores matérias primas, algumas cores poderão não apresentar tão boa resistência aos efeitos dos raios UV. Utilize cores adequadas para exteriores. 

Beges, castanhos claros e outros tons neutros e de terra, normalmente apresentam boa resistência aos raios UV, permanecendo inalterados por muito mais tempo. Alguns vermelhos por exemplo, são particularmente desaconselhados. 

Se tiver uma cor em mente, antes de comprar a tinta procure informar-se junto de um agente DISSOLTIN, se é adequada para pintar no exterior.
Há muitos fatores a ter em conta e etapas a respeitar, que poderão tornar o trabalho mais técnico, como por exemplo as condições climatéricas e tempos de secagem ou cura, e ainda o tratamento de fissuras ou infiltrações. 
Para uma correta cura e secagem de todos os processos, desde a preparação da superfície até à pintura ou revestimento, são necessários alguns dias de bom tempo. Não pinte uma fachada se não tiver perspetivas de bom tempo nos dias seguintes. A chuva ou o calor e frio intensos poderão afetar dramaticamente o resultado final. 

Se não se estiver certo de conseguir fazer o trabalho sozinho procure a ajuda de um profissional. Dessa forma evitará erros de aplicação e tirará máximo partido das qualidades dos produtos de preparação e acabamento.
1 - Lave toda a superfície. Se necessário utilize uma máquina de pressão ou uma escova de arame para remover a tinta anterior, caso esta se encontre desagregada. 
2 - Se existirem focos de infestação por fungos ou algas (bolores ou verdete), aplique uma demão farta de solução desinfetante (DESINFETANTE DE PAREDES) e deixe secar de acordo com a ficha técnica. 
3 - Remova o cimento ou reboco deteriorado ou rachado e repare corretamente as fissuras e buracos existentes. Respeite os tempos de cura e secagem das massas. 
4 - Verifique se a parede se encontra impermeabilizada, observando a rapidez com que esta absorve a água quando molhada. Se necessário proceda a uma correta impermeabilização. DISSOLFIX, misturado com cimento do tipo Portland, origina uma argamassa que pode ser aplicada a rolo numa demão. Uma vez curada impermeabiliza a superfície e constitui uma excelente base para o primário ou o revestimento a adotar. 
5 - Aplique um selante ou primário, para retardar ou diminuir os efeitos da alcalinidade ou salitre instalados no recboco, e para permitir uma boa aderência e cobertura da tinta ou revestimento. O Primário DISSOLITE e DISSOLITEAQUOSO , possiblilitam-lhe excelentes bases para o acabamento em paredes exteriores.